Sobre a Inserção de Coordenadas Cartesianas 3D

 
 
 

Coordenadas Cartesianas 3D especificam a localização precisa usando três valores de coordenadas: X, Y e Z.

Inserindo valores de coordenadas Cartesianas 3D (X,Y,Z) é similar a inserir valores de coordenadas 2D (X,Y). Além de especificar os valores de X e Y, você também especifica um valor para Z usando o seguinte formato:

X,Y,Z

Na ilustração abaixo, as coordenadas 3,2,5 indicam um ponto de 3 unidades ao longo do eixo X positivo, 2 unidades ao longo do eixo Y positivo e 5 unidades ao longo do eixo Z positivo.

Utilizar valores Z padrão

O valor padrão inicial de Z em qualquer desenho é 0. Quando você especificar um ponto, o valor de Z é mantido como o padrão. Por exemplo, se você inserir as seguintes coordenadas para uma linha

Do ponto: 0,0,5

Ao ponto:3,4

ambas as extremidades da reta terão o valor de Z igual a 5.

Coordenadas Cartesianas Absolutas e Relativas

Da mesma forma que as coordenadas 2D, você pode inserir valores de coordenadas absolutas, que se baseiam na origem ou inserir valores de coordenadas relativas, que se baseiam no último ponto inserido.

Para inserir coordenadas relativas, utilize o símbolo @ como prefixo. Por exemplo, @1,0,0 indica um ponto de 1 unidade na direção X positiva a partir do ponto anterior. Para inserir coordenadas absolutas, nenhum prefixo é necessário.

ObservaçãoQuando você inserir coordenadas no cursor com entrada dinâmica, especifique as coordenadas absolutas com o prefixo #.