UCS
 
 
 
Referência rápida

Gerencia os sistemas de coordenadas do usuário.

Métodos de acesso

Botão

 Faixa de opções: guia Vistapainel CoordenadasUniversalNão disponível na faixa de opções na área de trabalho.
 Menu: FerramentasNovo USCUniversalNão disponível em menus na área de trabalho atual.
 Barra de ferramentas: UCS 

Lista de prompts

Os seguintes prompts são exibidos.

Specify Origin of UCS or [Face/NAmed/OBject/Previous/View/World/X/Y/Z/ZAxis] <World>:

Specify Origin of UCS

Define um novo UCS usando um, dois ou três pontos. Se você especificar um único ponto, a origem do UCS atual muda sem alterar a orientação dos eixos X, Y e Z.

Se especificar um segundo ponto, o UCS efetuará uma rotação em torno do ponto de origem especificado anteriormente, de modo que o eixo positivo X do UCS passe pelo ponto.

Se especificar um terceiro ponto, o UCS efetuará uma rotação em torno do eixo X, de modo que a metade Y positivo do plano XY do UCS contenha o ponto.

Os três pontos especificam um ponto de origem, um ponto no eixo positivo X , e um ponto no plano positivo XY.

ObservaçãoSe inserir as coordenadas para um ponto e não especificar um valor da coordenada Z, o valor Z atual será usado.

Face

Alinha o sistema de coordenadas do usuário para uma face em um sólido 3D.

Selecione uma face ao clicar dentro do limite ou em uma aresta da face. O eixo UCS X é alinhado com a aresta mais próxima da face original selecionada.

Avançar

Posiciona o UCS tanto na face adjacente quanto na face posterior da aresta selecionada.

Xflip

Rotaciona o UCS de 180 graus sobre o eixo X.

Yflip

Rotaciona o UCS de 180 graus sobre o eixo Y.

Accept

Se você pressionar Enter, aceitará a localização. O prompt se repetirá até que você aceite a localização.

Named

Salva e restaura orientações de UCS comumente usadas por nome.

Restore

Restaura um UCS gravado para que se torne o UCS atual.

Nome

Especifica um UCS nomeado.

?—Listar UCSs

Relaciona os nomes dos UCSs atualmente definidos.

Salvar

Grava o UCS atual com um nome especificado.

Nome

Grava o UCS atual com o nome especificado.

Excluir

Remove o UCS especificado da lista de sistemas de coordenadas do usuário gravados.

Se excluir um UCS nomeado que é atual, este será renomeado UNNAMED.

?—Listar UCSs

Lista os nomes de sistemas de coordenadas do usuário e apresenta a origem e os eixos X, Y, e Z para cada UCS gravado relativo ao UCS atual. Se o UCS atual não tiver nome, ele será listado como WORLD ou UNNAMED, dependendo de ele ser o mesmo que o WCS.

Object

Alinha o sistema de coordenadas do usuário para um objeto selecionado.

O eixo positivo Z do UCS é alinhado na perpendicular ao plano no qual o objeto foi originalmente criado.

Os seguintes objetos não podem ser usados com esta opção: polilinhas 3D, malhas 3D e linhas infinitas.

Para a maioria dos objetos, a origem do novo UCS localiza-se no vértice mais próximo do local em que você seleciona o objeto, e o eixo X alinha-se com uma aresta ou é tangente a uma aresta. Para objetos planos, o plano XY do UCS alinha-se com o plano no qual o objeto está localizado. Para objetos complexos, a origem é relocalizada, mas a orientação atual dos eixos é mantida.

O novo UCS é definido conforme mostra a tabela a seguir.

Definir um UCS selecionando um objeto

Object

Método de determinação do UCS

Arc

O centro do arco torna-se a origem do novo UCS. O eixo X passa pela extremidade do arco que é mais próxima do ponto de seleção.

Circle

O centro do círculo torna-se a origem do novo UCS. O eixo X passa pelo ponto de seleção.

Dimension

O meio do texto da cota torna-se a origem do novo UCS. A direção do novo eixo X é paralela ao eixo X do UCS em efeito quando a cota foi desenhada.

Line

A extremidade mais próxima ao ponto de seleção torna-se a origem do novo UCS. O novo eixo X está configurado de forma que a linha permaneça no plano XZ do novo UCS. A segunda extremidade da linha tem uma coordenada Y de zero no novo UCS.

Ponto

O ponto torna-se a origem do novo UCS.

2D polyline

O ponto inicial da polilinha é a origem do novo UCS. O eixo X estende-se ao longo do segmento de reta do ponto inicial em direção ao outro vértice.

Solid

O primeiro ponto do sólido determina a origem do novo UCS. O novo eixo X fica ao longo da linha entre os primeiros dois pontos.

Trace

O ponto de “origem” do traço torna-se o ponto de origem do UCS, com o eixo X estendendo-se ao longo da linha de centro.

3D face

A nova origem do UCS é considerada a partir do primeiro ponto, o eixo X a partir dos dois primeiros pontos e o lado positivo de Y a partir do primeiro e quarto pontos. O eixo Z acompanha pela aplicação da regra da mão direita.

Forma, texto, referência de bloco, definição de atributo

O ponto de inserção do objeto torna-se a origem do novo UCS, e o novo eixo X é definido pela rotação do objeto ao redor da respectiva direção de extrusão. O objeto selecionado para estabelecer um novo UCS tem um ângulo de rotação zero no novo UCS.

Previous

Restaura o UCS anterior.

Os 10 últimos sistemas de coordenadas do usuário criados no espaço do modelo e os últimos 10 criados nos layouts do espaço de papel são retidos. Repetir esta opção regride para uma ou outra definição, dependendo de qual espaço é o atual.

Se diferentes configurações do UCS foram salvas em viewports individuais e houver alternância entre as viewports, os diferentes UCSs não serão mantidos na lista Previous. Entretanto, se você alterar uma configuração de UCS dentro de uma viewport, a última configuração de UCS será mantida na lista Previous. Por exemplo, ao alterar o UCS de Universal para UCS1, o primeiro seria mantido no topo da lista Previous. Se as viewports forem alteradas com Front como UCS atual e, em seguida, o UCS for alterado para Right, o Front UCS será mantido no topo da lista Previous. Se você escolher a opção UCS Previous duas vezes nessa viewport, a configuração do UCS será alterada para Front e, em seguida, retornará para World. (variável de sistema UCSVP)

View

Alinha o plano XY do sistema de coordenadas do usuário para um plano perpendicular a sua direção de visualização. O ponto de origem permanece, mas os eixos X e Y se tornam horizontal e vertical.

World

Define o sistema atual de coordenadas do usuário para o sistema de coordenadas universais (WCS).

O WCS é a base para todos os sistemas de coordenadas do usuário e não pode ser redefinido.

X, Y, Z

Rotaciona o UCS atual em torno de um eixo especificado.

Aponto seu dedão direito na direção positiva do eixo X e dobre seus dedos. Seus dedos indicam a direção da rotação positiva em torno do eixo.

Aponte seu dedão direito na direção positiva do eixo Y e dobre seus dedos. Seus dedos indicam a direção da rotação positiva em torno do eixo.

Aponto seu dedão direito na direção positiva do eixo Z e dobre seus dedos. Seus dedos indicam a direção da rotação positiva em torno do eixo.

Qualquer UCS pode ser definido, especificando uma origem e uma ou mais rotações ao redor dos eixos X, Y, ou Z.

Z Axis

Alinha o sistema de coordenadas do usuário com um eixo Z positivo especificado.

A origem UCS é movida para o primeiro ponto especificado e seu eixo Z positivo passa através do segundo ponto especificado.

Object

Alinha o eixo Z na direção tangente ao ponto final mais próximo onde o objeto foi selecionado. O eixo Z positivo aponta para fora do objeto.

Aplicar

Aplica a configuração do UCS atual a uma viewport especificada ou a todas as viewports ativas quando outras tiverem um UCS diferente gravado no viewport. (variável de sistema UCSVP)

Viewport

Aplica o UCS atual à viewport especificada e finaliza o comando UCS.

Todos

Aplica o UCS atual a todas as viewports ativas.